Passo a Passo das Normas: Higienização de Caixas D’água em Conformidade com as Diretrizes Vigentes
Para que você tenha a certeza de que a sua caixa d’água estará bem higienizada, é fundamental contratar uma empresa qualificada para o serviço de higienização de caixas d’água.
Uma empresa qualificada e com experiência é aquela que cumpre com as normas sanitárias estipuladas pela ANVISA, o que vai garantir que o processo de higienização de caixas d’água seja feito com os passos certos.
Aqui neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais sobre como fazer isso na prática, quais as principais normas e como contratar uma empresa de confiança.
Quais são as diretrizes vigentes para higienização de caixa d’água atualmente?
A higienização de caixas d’água em condomínios e estabelecimentos comerciais deve ser feita seguindo as normas e diretrizes estipuladas pela ANVISA.
Ela lançou diretrizes específicas para esse serviço com a RDC 216 de 2004, que fala a respeito das boas práticas em serviços de alimentação.
A resolução de 2004 diz que a limpeza deve ser feita com uma regularidade de 6 meses, bem como que ela precisa ser realizada por profissionais que sejam capacitados e seguindo procedimentos bem estipulados e adequados.
Na RDC, ainda há a obrigatoriedade de que a água que for usada para consumo humano atende aos padrões de potabilidade que o Ministério da Saúde estabeleceu em 2017.
Desse modo, a única forma de garantir a potabilidade é por meio da higienização de caixas d’água e da desinfecção de forma regular.
Outras normas que devem ser seguidas pela empresa que vai fazer a limpeza da caixa d’água são a NR33 e a NR35.
Essas duas normas estabelecem quais são os requisitos mínimos que vão garantir a total segurança e a saúde de trabalhadores em atividades em local confinado e com trabalho em altura, para prevenir possíveis acidentes.
Como contratar corretamente uma empresa para a Higienização da Caixa d’ água?
Bom, então vamos explicar aqui o que você deve considerar para contratar a empresa certa de higienização de caixas d’água que esteja em conformidade com as normas e evite problemas de saúde pública.
O primeiro passo é fazer uma busca por empresas que sejam certificadas para ter a certeza de que o serviço será realmente seguro e feito de acordo com as diretrizes nacionais.
Após isso, é importante você solicitar um orçamento da empresa para saber se o valor cobrado adequa-se ao valor que tem disponível para a contratação da higienização de caixas d’água.
Não esqueça de pedir também por referências de antigos clientes para entender se eles realmente cumprem com o que prometem.
Conhecer o serviço da empresa por meio de pessoas que já contrataram evita que você acabe sendo enganado por falsas promessas e que o resultado final não seja o esperado.
Conclusão
Como vimos aqui, é fundamental saber sempre se a empresa que você pretende contratar para higienização de caixas d’água do seu condomínio ou estabelecimento comercial atua de acordo com as diretrizes e normas nacionais.
Neste conteúdo, explicamos um pouco sobre essas normas e ensinamos você a escolher a melhor empresa para limpar a sua caixa d’água.
O que achou do conteúdo de hoje sobre o passo a passo das normas: higienização de caixas d’água em conformidade com as diretrizes vigentes?
Deixe um comentário