Conformidade com Regulamentações: A Importância de Profissionais Certificados para Serviços de higienização e impermeabilização de Caixa D’água
Ao contratar uma empresa para realizar a limpeza de caixas d’água em seu imóvel, o mais importante é garantir que ela contará com profissionais certificados.
Afinal, isso vai trazer muitas vantagens, como a garantia de segurança e qualidade no serviço realizado, bem como a redução de riscos para quem fizer o consumo da água posteriormente.
Dito isso, vamos entender um pouco mais sobre as normas para limpeza e impermeabilização em caixas d’água empresariais ou residenciais, e como vale a pena optar sempre por uma empresa com profissionais certificados. Vamos lá!
As normas que regem a limpeza e a impermeabilização de caixas d’água
Aqui no Brasil, existem várias normas e regulamentos que falam sobre a limpeza de caixas d’água, mas há aquelas que são mais importantes.
É o caso da norma NR33 que dispõe a respeito dos trabalhos feitos em locais confinados, como a caixa d’água, e que o profissional precisa ser muito bem treinado para evitar quaisquer acidentes.
Alguns dos mais comuns são os desmaios e é por isso mesmo que o profissional precisa ser certificado e treinado para não ter problemas ao fazer a limpeza da caixa d’água.
Já a NR35 diz respeito ao trabalho feito em alta e os profissionais também precisam ser certificados e treinados, bem como usar os EPI’s e quaisquer outros equipamentos para segurança, caso dos cintos.
Para se fazer a limpeza de caixa d’água, essa norma é mais do que fundamental e é preciso que, no mínimo, dois profissionais estejam no local para fazer a limpeza.
A importância dos profissionais certificados
Como vimos, existem normas que especificam como deve ser feito o trabalho de higienização e impermeabilização em caixas d’água.
É fundamental que os profissionais que vão realizar o serviço sejam treinados e certificados, visto que isso vai garantir que o mesmo será bem feito com o máximo de qualidade e de segurança.
Esses profissionais treinados estão familiarizados com todas as regulamentações e assim vão fazer o trabalho conforme os padrões que são estabelecidos em cada uma delas.
Ou seja, vão fazer o serviço com segurança, usando os produtos adequados e os equipamentos necessários para limpar ou impermeabilizar a caixa d’água.
A falta de profissionais que saibam o que estão fazendo pode comprometer a qualidade da água, em especial no que diz respeito à limpeza, podendo gerar problemas à saúde das pessoas no local.
Mais ainda, há o risco ainda de que ocorram acidentes na limpeza da caixa d’água ou que ela não seja feita da maneira certa, ou a impermeabilização não saia como o esperado.
Os riscos para os gestores ou administradores, como em condomínios, empresas, hospitais ou escolas são enormes e eles podem acabar tendo que responder judicialmente pela contratação de uma empresa sem certificação.
Conclusão
Como você viu, existem várias regulamentações e normas que falam a respeito da necessidade de limpar e higienizar uma caixa d’água seguindo determinadas regras.
Neste texto, nós mostramos um pouco mais sobre essas certificações e como é fundamental que se contrate uma empresa com profissionais treinados e capacitados para serviços de qualidade.
O que achou do conteúdo de hoje sobre a importância de profissionais certificados para serviços de higienização e impermeabilização de caixa d’água?
Deixe um comentário