Saiba o que Pode Estar em sua Água: Doenças Vinculadas à Falta de Higienização e Limpeza de Caixas D’água
Você sabia que a falta de higienização e limpeza de caixa d’água pode ocasionar vários tipos de doença?
Quando não existe um cuidado neste local, acabam proliferando-se várias bactérias, vírus, fungos e diversos parasitas que vão contaminar a água e causar doenças que podem até mesmo ser fatais.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui quais são as doenças que estão diretamente vinculadas à falta de higienização e da limpeza de caixas d’água. Acompanhe!
Giardíase
Essa é uma doença ocasionada por um protozoário, a Giardia lamblia, e ocasiona sintomas variados como cólicas, fadiga, perda de peso, além de mal-estar generalizado, desidratação e vários outros.
Dengue
Muitos não sabem, mas a falta de higienização e limpeza de caixa d’água pode ocasionar a contaminação dela pelo Aedes aegypti, que transmite a dengue.
Uma caixa d’água descuidada deixa o local exposto e a mercê do mosquito para ele depositar os ovos diretamente na água que está parada.
Logo, haverá uma grande proliferação dos mosquitos e todos em sua casa estarão sob o risco de sofrer com a dengue, que é uma doença bem séria.
Hepatite A
Mais uma doença que nem todos sabem, mas que pode ser transmitida pela água de uma caixa que não foi cuidada e higienizada corretamente.
Sendo assim, quando se consome a água contaminada, ou mesmo pelos alimentos que ela pode contaminar, há grandes riscos de se desenvolver essa perigosa doença.
Cólera
A cólera, doença que é transmitida pela bactéria Vibrio cholerae, atinge o intestino delgado, principalmente, e pode ocasionar vários sintomas como os vômitos e a diarreia, ocasionando uma severa desidratação.
Se não for tratada, a cólera pode ocasionar a morte, portanto, é um risco consumir água contaminada por essa bactéria.
Leptospirose
Se você não faz a limpeza constante da sua caixa d’água, correrá o risco também de contrair a leptospirose, uma doença que vai gerar danos em todo o corpo.
Essa doença é transmitida por meio da bactéria Leptospira, que está presente na urina de rato, e pode ocasionar sintomas como febre, muita dor no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarreia.
Não havendo o tratamento, ela pode acarretar até mesmo a morte.
Amebíase
A última entre as doenças que podem ser ocasionadas pela água contaminada em um reservatório sem higienização e limpeza e a amebíase.
Ela atinge, em especial, o estômago e a presença do Entamoeba no corpo traz sintomas como fortes cólicas intestinais, fezes pastosas, gera perda severa de peso e pode ocasionar uma desidratação que afeta muito o fígado.
Sendo assim, a melhor forma de evitar essa doença é mantendo a limpeza de caixa d’água periodicamente.
Conclusão
Como você viu, existem muitas doenças que podem ser ocasionadas pela falta de uma limpeza e da higiene em reservatórios de água.
Neste texto, nós mostramos quais são essas doenças, como elas podem afetar o nosso organismo e como a manutenção é sempre o passo fundamental para preveni-las.
O que achou do conteúdo de hoje sobre doenças vinculadas à falta de higienização e limpeza de caixas d’água?
Deixe um comentário