Estudo de Caso: Surto de Doença Transmitida pela Água em uma Comunidade devido à Contaminação da Caixa d’Água
Um dos maiores problemas enfrentados em muitos locais do Brasil é a caixa d’água suja que leva à contaminação da água.
Entender isso e saber da importância de limpar de maneira constante a caixa d’água, portanto, é fundamental.
Aqui nós vamos falar sobre o que pode acontecer quando uma caixa d’água está suja e como a água contaminada pode ser de muito risco à saúde das pessoas. Acompanhe!
Caixa d’água suja gera doença em escola
A verdade é que não é difícil ver casos em que muitas pessoas foram contaminadas por água suja em uma caixa d’água sem limpeza por muito tempo.
Casos assim costumam acontecer, por exemplo, em escolas pelo Brasil e foi isso que houve na Escola Municipal Padre Irton, localizada no norte do Tocantins.
A caixa d’água não só não era limpa regularmente, como também ficava destampada e um rato morto foi encontrado no local.
Alunos chegaram a ser internados e uma professora e uma aluna fizeram exame de leptospirose, que deu positivo e tiveram que começar tratamento com antibióticos.
E coisas do tipo costumam surgir continuamente, como pombos mortos e outros animais, o que causa a proliferação de bactérias, vírus e outros microrganismos que podem ocasionar doenças sérias.
Isso tudo apenas por faltar a contratação de um serviço de limpeza de caixa d’água do local.
O resultado é que as pessoas que são afetadas sofrem com sintomas diversos, como vômitos, diarréias, dores e outros que podem ser ainda mais sérios.
Casos de água contaminada e de surtos de toxoplasmose já levou pessoas a perderem até mesmo a visão, sem falar nos custos com tratamentos médicos que se fazem necessários.
A limpeza e a manutenção preventiva são imprescindíveis
Todos esses casos trazem lições que as pessoas precisam aprender e gerar medidas corretivas a serem implantadas pela população.
A principal é seguir exatamente as indicações de períodos de limpeza e manutenção dentro do que é indicado por lei.
O ideal é que esses serviços de limpeza de caixa d’água sejam feitos de maneira regular dentro de seis meses, ou seja, no mínimo duas vezes ao mês.
Com isso, fica mais fácil que novos surtos no futuro possam ser evitados sem impacto para a saúde das pessoas que estudam, trabalham ou moram no local.
Conclusão
Como você pode ver aqui, os casos de surtos de doenças acontecem com uma frequência maior que o desejado em diferentes locais, o que gera constantemente preocupações por conta dos resultados e prejuízos que deixam.
Neste texto, nós explicamos um pouco mais sobre um dos muitos casos de surtos ocasionados por uma caixa d’água que está contaminada e que podem ocasionar problemas de saúde muito grave, incluindo leptospirose e cólera.
O que achou do conteúdo de hoje falando sobre o surto de doenças transmitidas pela água em uma comunidade devido à contaminação da caixa d’água?
Deixe um comentário