Riscos Silenciosos: Os Perigos Ocultos de Caixas D’água Não Higienizadas em Ambientes Escolares
Não fazer a higienização em caixas d’água em escolas é um dos maiores erros que os gestores dessas instituições podem cometer.
Eles colocam em risco não somente a saúde das crianças, mas também podem ter que responder a muitos processos judiciais no caso de casos graves de contaminação acontecerem.
Por isso, vamos falar um pouco sobre os perigos ocultos de caixas d’água não higienizadas nos ambientes escolares e como é possível evitar este tipo de problema. Acompanhe!
Os riscos ocultos em uma caixa d’água não higienizada
Uma caixa d’água é o recipiente responsável por armazenar a água que vai servir para lavar alimentos, cozinhar e tomar banho, entre outras coisas, em uma casa ou um condomínio, ou mesmo em uma escola.
Se esse recipiente não for inspecionado frequentemente, ele pode vir a ocasionar vários transtornos, visto que a limpeza e a higienização fazem com que o local fique livre das sujeiras, de possíveis animais mortos e até bactérias e vírus.
Sem essa inspeção constante, a qualidade que possui a água pode acabar comprometida e isso traz vários problemas de saúde para quem a consumir.
E para quem é gestor de uma escola, isso pode ocasionar responsabilidade judicial por conta da falta de cuidado com a limpeza e a qualidade que a água possui.
Mas quais os riscos exatamente de não limpar a caixa d’água com frequência?
A falta da higienização em caixas d’água em escolas pode causar muitos problemas como o crescimento de algas na água, mas também de mofo e bactérias que podem ocasionar doenças muito graves.
No caso das escolas, como as crianças estão diretamente envolvidas, isso pode levar até mesmo a casos fatais, o que é sempre um risco enorme que não se deve correr.
Além disso, a presença de animais mortos e em estado de putrefação, como ratos e pombos, gera ainda mais riscos à qualidade da água.
Mais do que isso, não higienizar a caixa d’água leva a mesma a apresentar problemas em sua conservação e a estrutura pode ficar totalmente comprometida, colocando mais uma vez a segurança de todos em risco.
E para finalizar, como a dengue é um problema constante no Brasil, uma caixa d’água não higienizada pode gerar o desenvolvimento de criadouros de pernilongos e mosquitos que geram a doença que é um risco a todos.
O que os gestores podem fazer?
Bom, e o que fazer para impedir então que esse tipo de situação aconteça na escola? É necessário que os gestores escolares tomem algumas decisões.
Uma delas é a implementação de políticas que são eficazes para a manutenção e a higienização da caixa d’água.
Isso ajudará a trazer um ambiente mais seguro para todos na escola, de modo que os alunos não corram o risco de consumir água contaminada.
A melhor forma de fazer isso na prática é realizar a limpeza e higienização de caixa d’água em escolas regularmente, conforme as normas vigentes, dentro do período estipulado.
Conclusão
Como você viu, a falta da higienização em caixa d’água em escolas pode colocar todos em risco em relação à saúde, devido ao surgimento de bactérias, vírus e fungos que podem gerar várias doenças.
Neste texto, nós mostramos a você um pouco mais sobre o que a falta da limpeza pode ocasionar e como solucionar este problema com uma higienização periódica seguindo as recomendações vigentes.
O que achou do conteúdo de hoje sobre os perigos ocultos de caixas d’água não higienizadas em ambientes escolares?
Deixe um comentário