Corrosão e Degradação: Impacto na Durabilidade por falta de impermeabilização em Caixas Torres

Corrosão e Degradação: Impacto na Durabilidade por falta de impermeabilização em Caixas Torres

A impermeabilização em caixas torres é um serviço que deve ser realizado em casas, condomínios ou prédios comerciais para garantir a segurança e também o sossego de todas as pessoas.

Afinal, não impermeabilizar uma caixa torre pode fazer com que a estrutura fique comprometida e há uma redução na sua durabilidade.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre como vale a pena optar por uma impermeabilização bem feita em caixas e torres, e como a falta do serviço causa problemas como corrosão e degradação delas.

Vamos lá!

Por que impermeabilizar uma caixa d’água torre?

Um dos serviços mais fundamentais em uma caixa torre, junto à limpeza regular da estrutura, é a impermeabilização da estrutura.

Afinal, estamos falando aqui sobre um tipo de estrutura, independente do material, que está constantemente em contato com a água e a umidade.

Por conta disso, não aplicar um produto que impermeabilize a superfície pode levar a problemas, como a infiltração.

Em um condomínio, por exemplo, isso pode gerar problemas de degradação da estrutura, o que ocasiona problemas como contaminação da água e falta de segurança da própria caixa torre.

Assim, a impermeabilização não só garante a maior segurança, mas também a durabilidade deste tipo de estrutura em qualquer local.

O que ocorre quando você não impermeabiliza corretamente a caixa d’água?

A indicação é que a impermeabilização seja feita no momento em que a caixa d’água for instalada. Entretanto, nem sempre isso acontece ou então é feito de maneira incorreta.

Quando isso ocorre, há riscos de que surjam, com o tempo, rachaduras na caixa d’água que vão ocasionar vazamentos.

Mais do que isso, a falta de impermeabilização ou a impermeabilização inadequada pode acarretar problemas maiores nos edifícios, como as infiltrações.

Essas infiltrações em caixas d’água torres são extremamente perigosas, visto que ocasionam problemas na estrutura como um todo, caso da degradação e corrosão de estruturas e armaduras metálicas.

Porém, há ainda outros problemas tão graves quanto esses, caso do surgimento de bolor e mofo, que ocasionam a contaminação da água.

Com a corrosão e a degradação das estruturas, pode ocorrer de microrganismos e até pequenos animais entrarem na caixa torre, gerando uma contaminação ainda maior e, consequentemente, doenças aos indivíduos.

Sendo assim, a exposição constante da água e da umidade com o material da caixa d’água, decorrente da impermeabilização não realizada ou feita incorretamente, gera uma redução da sua vida útil.

Como prolongar a durabilidade e proteger a caixa torre?

 O mais importante é que você contrate sempre uma empresa certificada e confiável para realizar o procedimento da impermeabilização em caixas torres.

Desse modo, ficará mais fácil ter a garantia de que o processo vai ser feito adequadamente e que o resultado será duradouro no longo prazo.

Os sistemas convencionais para impermeabilização podem ser do tipo rígido ou flexível. O rígido é aquele no qual há a aplicação de aditivos químicos que são incorporados ao concreto ou argamassa ao fazer a cobertura da estrutura.

Já os sistemas flexíveis são aqueles que baseiam-se na aplicação das mantas pré-moldadas ou moldadas, sendo que são feitas a partir de fibra de poliéster flexível.

Conclusão

Como você viu, é importante fazer uma boa impermeabilização da caixa torre para evitar os riscos da degradação e corrosão por conta da umidade.

Neste texto, mostramos os riscos que não fazer esse serviço ou realizá-lo de uma maneira mal feita podem trazer, mas também como dá para solucionar isso contratando uma empresa credenciada para impermeabilizar a estrutura.

O que achou do conteúdo de hoje sobre o impacto na durabilidade por falta de impermeabilização em caixas torres?

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

 VIA WHATSAPP

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *