Equipamentos e Produtos Permitidos de acordo com Normas Sanitárias sobre a higienização e Limpeza de Caixas d’Água Torres
Fazer a higienização e limpeza de caixas d’água torre é um processo complexo e que deve ser realizado somente por empresas e profissionais qualificados.
Afinal, há sempre riscos que podem ser ocasionados pela má higienização dessas estruturas, como a presença de resíduos dos produtos químicos que contaminam a água e afetam a saúde.
Sendo assim, é necessário contratar uma empresa que siga as normas sanitárias e que tenha profissionais que sejam qualificados conforme treinamento das normas NR33 e também da NR35.
Dito isso, vamos entender mais sobre os equipamentos e produtos que podem ser usados nesse tipo de serviço!
Equipamentos que devem ser usados na limpeza de caixas d’água
A limpeza de uma caixa d’água torre trata-se de um serviço que é feito dentro de um espaço confinado e sempre em uma altura elevada, portanto, é fundamental que ele seja realizado de forma segura.
Isso significa, então, que os profissionais precisam ser treinados e qualificados para realizar as atividades de risco em questão, mas também utilizar os equipamentos adequados.
Dessa forma, eles estarão protegidos contra diferentes riscos físicos, biológicos e químicos, que podem impactar a sua saúde e a sua vida.
Em termos de execução, é mais do que obrigatório usar equipamentos que servem para a proteção coletiva, caso do tripé, do trava quedas, da maca de resgate e do medidor de ar, por exemplo.
É importante também que os profissionais usem equipamentos de proteção individual, conhecidos por EPI ‘s, que sejam apropriados para a execução daquele serviço.
Alguns exemplos são máscaras contra gases, luvas e botas de borracha, macacão impermeável, cinturão para segurança e capacete resistente.
Para retirar o acúmulo de sujeira, pode-se fazer uso de escovas ou vassouras que sejam de fio de nylon, tanto no fundo quanto nas paredes do reservatório
Cuidado com uso de produtos para higienização e limpeza de caixas d’água torres
Um dos principais cuidados que se deve ter com a higienização e limpeza de caixas d’água torre é com o uso dos produtos químicos.
É fundamental ter o máximo de cuidado para ter a certeza de que a solução saneante que vai ser aplicada nesse processo é registrada na ANVISA sob a forma de desinfetante de água para o consumo humano.
Além disso, uma dica é buscar por empresas que façam uso de produtos químicos que sejam biodegradáveis, o que evitará o acúmulo de resíduos que contaminem a água e prejudiquem o organismo.
Um exemplo de produto químico muito usado, mas que pode trazer sérios problemas à saúde é o cloro.
Isso porque na presença da matéria orgânica no reservatório, pode ocorrer a formação de alguns tipos de subprodutos que são nocivos tanto ao meio ambiente quanto à saúde.
O uso de produtos químicos biodegradáveis é importante exatamente porque depois da limpeza ele não gera qualquer tipo de produto que seja nocivo.
Além de tudo sim, ainda é fundamental que a aplicação seja feita por profissionais capacitados, pois vai garantir a higienização, a segurança e a qualidade do serviço e da água.
Conclusão
Como você pode ver aqui, existem equipamentos e produtos que são ideais para se fazer a limpeza dos reservatórios de água, no caso, as caixas d’água torres.
Neste texto, nós mostramos quais são as indicações, conforme as normas sanitárias, para realizar esse serviço, sendo que o ideal é sempre contratar uma empresa especializada para fazê-lo.
O que achou do conteúdo de hoje sobre equipamentos e produtos permitidos de acordo com normas sanitárias sobre a higienização e limpeza de caixas d’água torre?
Deixe um comentário